A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), com apoio da Prefeitura Municipal de Sorocaba, por meio da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), realizou na manhã desta terça-feira (11/07), a primeira reunião com o Comitê Executivo completo para o Plano de Desenvolvimento Integrado (PDUI), da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

O evento contou com a participação de representantes da Emplasa, das Prefeituras de Sorocaba, Tatuí e Itapetininga, além dos quatro representantes titulares da sociedade civil ─ Apeoesp (Sindicato dos Professores), Associação Comercial de Sorocaba (Acso), OAB de Votorantim e Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Sorocaba ─, com seus respectivos suplentes (Associação de Moradores do Jardim Piazza di Roma, Sindicato das Indústrias de Mineração de Areia do Estado de São Paulo, Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e Instituto Federal (IF) de Sorocaba), que foram escolhidos no início de junho, por meio de assembleia
pública.

De acordo com o coordenador técnico da Emplasa, Felipe Dias, o foco do encontro foi apresentar o PDUI aos representantes da sociedade civil, além de nortear todas as ações da Região Metropolitana, que conta com 27 municípios.

O Plano de Desenvolvimento Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Sorocaba é exigência do Estatuto da Metrópole (Lei Federal nº 13.089/2015), que estabelece as diretrizes para orientar o desenvolvimento urbano e regional, buscando reduzir as desigualdades e melhorar as condições de vida da população.

Prefeitura de Sorocaba
Por: Mariana Dearo