Em reunião no último dia 25/08, no Parque Tecnológico de Sorocaba, o Grupo de Trabalho de Macrozoneamento do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI-RMS) da Região Metropolitana de Sorocaba definiu seu plano de trabalho, que inclui seis reuniões até a primeira semana de outubro de 2017.

Participaram do encontro, representantes dos municípios de Tatuí, São Roque, Sorocaba, Salto de Pirapora, Piedade, Porto Feliz, Votorantim e Iperó.

Por videoconferência, a Emplasa apresentou o plano de trabalho do GT com as respectivas sugestões de pautas. Na oportunidade, foram reapresentados o levantamento e o mapeamento dos planos diretores e das leis de uso e ocupação do solo dos municípios da RMS, desenvolvidos pela Emplasa, já vistos na reunião 18/08, também realizada no Parque Tecnológico.

Os participantes fizeram uma leitura unificada das nomenclaturas usadas nesses documentos. A compatibilização resultou em nove macrozonas, quatro de caráter ambiental e cinco urbanas.

Uma a uma, as macrozonas foram detalhadas e relatadas ao grupo, com conceito, características e diretrizes, pelo coordenador do PDUI, Felipe Dias.

Agora, cada município deverá analisar o mapeamento e a interpretação feita pela Emplasa na sua compatibilização.

A pauta da próxima reunião do GT de Macrozoneamento será o levantamento das leis ambientais incidentes na RMS e os encaminhamentos que devem ser feitos a partir do cruzamento dessas leis com o ordenamento territorial dos municípios.