Prefeita fez a abertura da reunião realizada em Tatuí.

A Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) e a Prefeitura de Tatuí promoveram no dia 9, terça-feira, a segunda oficina sub-regional para a elaboração do Plano Integrado de Desenvolvimento Urbano (PDUI) da região. O evento aconteceu nas dependências da Fatec local.

Os temas que foram objetos do 2º PDUI na região foram: Desenvolvimento Urbano e Econômico, Meio Ambiente e Resíduos Sólidos, Mobilidade e Logística, Saúde e Segurança Pública.

A prefeita Maria José Vieira de Camargo esteve presente na abertura dos trabalhos, assim como o diretor do Erplan (Escritório Regional de Planejamento), órgão da Casa Civil, Jesse James Latance.

As oficinas propiciam uma ampla discussão regional contribuindo para levantamento, análise e formulação das principais questões a serem abordadas por políticas públicas de caráter metropolitano.

Segundo a Emplasa, participam da atividade, membros do poder público dos municípios da região, da sociedade civil e representantes do Estado que terão como objetivo contribuir na formulação do “Diagnóstico Problematizado da RMS”.

O objetivo dos trabalhos iniciados a partir dessas oficinas é integrar as cidades e fixar metas para aplicação de políticas públicas regionais. Tatuí integra a Sub-Região 1, formada ainda por Alambari, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Jumirim, Sarapuí, Tietê e Itapetininga. A primeira delas aconteceu em Sorocaba (Sub-Região 3, formada por Araçoiaba da Serra, Iperó, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Sorocaba, Tapiraí e Votorantim), dia 8. A Região Metropolitana de Sorocaba foi criada em 2014 e é composta por 27 municípios. Seus mais de 2 milhões de habitantes representam 4,6% da população estadual. A região gera cerca de 4% do Produto Interno Bruno (PIB) paulista.

Dia 11, quinta-feira, a reunião será na FADI Itu, para municípios da Sub-Região 2, formada por: Alumínio, Araçariguama, Ibiuna, Itu, Mairinque, Porto Feliz, Salto e São Roque.

Prefeitura de Tatuí Departamento de Comunicação