Durante a 14ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), ocorrida na manhã desta terça-feira, 27 de março, no auditório da Prefeitura, houve a apresentação da diretoria executiva da Agência Metropolitana (AGEM) Sorocaba, constituída pela atual gestão sob a presidência do prefeito de Itu, Guilherme Gazzola. Esse foi o principal compromisso assumido assim que eleito para a referida função.

O prefeito Guilherme Gazzola agradeceu às autoridades presentes e destacou que a reunião tinha um simbolismo importante, pois oficializava a Agência Metropolitana, que está constituída por Geraldo César Almeida e Fernando Fontão Netto. Ressaltou que trata-se de um grande salto no sentido de operacionalidade da RMS e agradeceu o envolvimento dos que trabalharam para essa finalidade e o governador do Estado, Geraldo Alckmin, pela sensibilidade nesse processo ao sancionar a referida Agência.

Durante a reunião também foram assinados os Protocolos de Intenções do Programa Recomeço, destino a auxiliar dependentes químicos, e de Resíduos Sólidos, discussão que vem ocorrendo com frequência e avança para uma solução consorciada.

Entre as autoridades que participaram da reunião estavam a deputada estadual Maria Lúcia Amary, o subsecretário de Assuntos Metropolitanos, Edmur Mesquita, o assessor de Consórcios e Consessões da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Luigi Longo, o presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A (Emplasa), Luiz José Pedretti, a coordenadora estadual de políticas sobre drogas, Gleuda Apolinário, prefeitos da região.

Itu.com.br / Cotidiano 28/Mar/18
Foto crédito: Beto Silvestre/Prefeitura Itu